sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Precauções Pré-casamento

É muito importante estar atenta a saúde. Com uma “maratona” de preparativos para o casamento, é comum o nervosismo e o stress tomarem conta dos dias que antecedem este momento especial, e por isso, é muito importante estar atenta a saúde, e principalmente, a alimentação. Ingerir certos alimentos provocam mal estar, alergia e má digestão. Para ajudar as noivas e os noivos de plantão, separamos algumas sugestões de alimentos e bebidas que devem ser evitados antes do casamento. 

Confira:

Bebidas alcoólicas
A princípio, bebidas alcoólicas até podem relaxar e acalmar os nervos, mas em contrapartida, elas podem provocar desidratação, mau hálito, dores de cabeça, e provavelmente, uma bela ressaca. A melhor opção é trocar o álcool por bebidas leves, como chás, sucos naturais ou água.
O consumo do álcool está ligada a diversas doenças, como hepatite alcoólica  cirrose, gastrite, pancreatite, perda de sensibilidade no corpo, alteração dos reflexos, câncer, miocardiopatia alcoólica (doença cardíaca causada pelo álcool), entre outras.
Quem bebe perde o respeito e a autoridade familiar com os filhos. Além disso, está comprovado que as famílias que bebem influenciam os adolescentes a beber.

Um dos efeitos colaterais da bebida alcoólica é o efeito diurético. O corpo vai precisar de mais água para filtrar o álcool no organismo e como nem todos lembram de se hidratar corretamente. Com isso, a água será retirada da constituição do organismo, causando desidratação.



Cafeína

Bebidas energéticas ou que contenham cafeína são ótimas para manter a noiva ativa, porém, ela reduz a quantidade de água no corpo, fazendo mal a pele e ao espírito. A cafeína em excesso também pode causar desidratação, melhor evitar, não?
"Tudo que é consumido em excesso pode fazer mal. O café pode trazer efeitos negativos em algumas pessoas, como ansiedade, dor de cabeça, insônia e até mesmo irritabilidade", explica a nutricionista Andressa Barbosa, coordenadora do programa de Educação Nutricional Viva Melhor da Risa Restaurantes Empresariais.




Comidas Fortes

Comidas pesadas e picantes provocam quase todo o tipo de mal estar quando digeridas, pois aquecem o corpo e provocam sudorese. Em alguns casos, certas especiarias podem irritar o estômago, além de provocarem mau hálito.
Conforme já apontamos, os alimentos possuem gorduras boas e más. Quando ingerimos as más estamos promovendo o acúmulo de gordura em artérias, as quais podem entupir e provocar severas complicações.  A hipertensão, por exemplo, é resultado deste entupimento, assim como um enfarte.
A aterosclerose e o colesterol alto são também fatores resultantes de alimentos gordurosos. Pessoas que possuem maus hábitos alimentares estão predispostas a uma série de complicações cardíacas e vasculares. É preciso cuidar do corpo para evitar transtornos como depressão, obesidade mórbida, insuficiência cardíaca, renal, respiratória, entre outros.




Refrigerantes

Grande vilão das dietas, os refrigerantes, se tomado em excesso, provocam inchaço e gases, por isso, evite-os! Não Esqueça!
Tomar refrigerante faz mal à saúde porque o refrigerante tem componentes que enfraquecem os ossos, cabelos, unhas e dentes. Além disso, o refrigerante tem muito açúcar que facilita o ganho de peso e contribui para o aparecimento da diabetes. Outro componente encontrado nos refrigerantes é o sal, que favorece a retenção de líquidos, leva ao aumento de peso, barriga estufada e pernas inchadas.
Tomar refrigerante frequentemente pode causar dor de estômago e gerar gases intestinais que causam dor e desconforto abdominal, devido à presença do gás presente na bebida, que faz o corpo produzir ainda mais suco gástrico, aumentando ainda as chances de desenvolver uma gastrite. É prejudicial à saúde porque ele é feito a partir de corante caramelo, ácido fosfórico, xarope de milho e contém potássio, que são substâncias que podem levar a problemas renais, hiperatividade e aumenta o risco de câncer.




Para este dia tão importante, escolha alimentos leves e saudáveis como: frutas, sopas, saladas e opte sempre por proteína saudável e com pouca gordura.
Uma nutrição adequada é capaz de diminuir o estresse, ansiedade e  a irritabilidade, além de facilitar o controle de peso e do humor. Auxilia também no combate a diversas doenças.
Alimentação saudável promovendo saúde e bem-estar em qualquer estágio de vida.





Referências: Fotos Pinterest
mariee.com.br











Nenhum comentário:

Postar um comentário